top of page

Contexto Histórico-Trovadorismo


“A LITERATURA É A EXPRESSÃO DO PENSAMENTO DO HOMEM EM UM

PERIODO HISTÓRICO”


SABENDO DISSO, PARA ENTENDERMOS O TROVADORISMO PRECISAMOS COMPREENDER O QUE ESTAVA SE PASSANDO NA ÉPOCA MEDIEVAL, APROXIMADAMENTE ENTRE XI E XIV.




O trovadorismo desenvolveu-se durante o período medieval, principalmente a partir do século XII. À época, não existiam ainda os Estados nacionais — a Europa encontrava-se dividida em feudos.


O valor, na Idade Média, não era fundamentado no dinheiro, mas na posse territorial. Por esse motivo, o cotidiano medieval era marcado por muitas guerras, batalhas e invasões com o intuito da conquista de território.


A Idade Média foi um longo período da história que esteve marcado por uma sociedade religiosa. Nele, a Igreja Católica dominava inteiramente a Europa.


O Feudalismo

Com o fim do Império Romano e as invasões Bárbaras, ocorreram migrações de pessoas que moravam na cidade e foram habitar o campo, como forma de refugio e segurança .Com essa habitação, o feudalismo surgiu.


Esse sistema, chamado de feudal, estava baseado numa sociedade rural e autossuficiente. Nele, o camponês vivia miseravelmente e a propriedade de terra dava liberdade e poder.


Esse período funcionava por meio dos Senhores Feudais (nobres ou membros do clero que tinham um certo poder aquisitivo maior) que eram os donos dos Feudos (pedaços de terra) em que eram liberados para os Servos (pessoas que se refugiaram das cidades para os campos) habitarem, em troca de favores e pagamento de impostos.




Além deste relacionamento de Servos e Senhores Feudais, há um outro tipo de relacionamento em que se deve abordar, que é a Relação de Vassalagem.


Enquanto o Senhor Feudal concedia um pedaço de terra ao Servo e em troca ocorria o pagamento de impostos. Na relação de Vassalagem, o Suserano (Senhor Feudal) concedia um pedaço de terra aos Vassalos (Nobres que não tinham terras) para que eles pudessem gerar um novo Feudo e em troca o Vassalo seria eternamente leal ao Suserano.


Nisso, eram gerados novos Feudos para novos Servos poderem habitar.


- Educação do período:

-Tinha um caráter militar, os homens eram formados para serem cavaleiros (soldados, guerreiros montados a cavalo).

- Seus princípios básicos eram a honra, a lealdade e a dignidade.

- Sempre fundamentados nos princípios cristãos.


O Teocentrismo

Os princípios cristãos baseados naquela época eram todos envoltos no Teocentrismo.


O homem ocupava um lugar secundário e estava à mercê dos valores cristãos. Dessa maneira, a igreja medieval era a instituição social mais importante e a maior representante da fé cristã.


Ela que ditava os valores e assim, agia diretamente no comportamento e no pensamento do homem.


- Naquele momento, somente as pessoas da Igreja sabiam ler e tinham acesso à educação.

Teo= Deus Centrismo= Centro

Deus como o centro de tudo.



As Cruzadas

Batalhas de caráter religioso, foram expedições militares organizadas entre 1095 e 1291 pelas potências cristãs europeias, com o objetivo declarado de combater o domínio islâmico na chamada Terra Santa, reconquistando Jerusalém e outros lugares por onde Jesus teria passado em vida.




Inicio da expansão marítima portuguesa

Desenvolvimento náutico. Inicio do processo de conquistas pelos mares.



- Conquistas colônias, batalhas e guerras.

- Surtos e epidemias

- Conquista de Ceuta

- Descoberta da Ilha da Madeira

- Ida de Vasco da Gama a Índia

- Renascimento comercial: comercio em expansão


Todos os acontecimentos e a estrutura social descrita acima influenciaram grandemente a escrita do Trovadorismo, mas além deles outros pontos importantes foram:

•A formação da sociedade Portuguesa coincidiu com as primeiras produções literárias do Trovadorismo

•Os primeiros escritos de Portugal: Galego-português.

Guilherme Pupo e Júlia Araújo
 
 
 

Comments


bottom of page